Como escolher um(a) psicoterapeuta?
O que a psicoterapia vai fazer por você?
A psicoterapia vai ajudar você a encontrar um equilíbrio entre emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Isso pra favorecer atitudes que gerem em você amadurecimento, segurança e bem-estar.
Escolher um(a) bom(a) psicoterapeuta não é nenhum bicho-de-sete-cabeças!
Para procurar uma psicoterapia você deve procurar um(a) profissional graduado(a) em psicologia, capacitado(a), competente, com experiência clínica comprovada, de preferência com recomendação de alguma pessoa que conheça esse profissional. Também que você verifique se esse profissional tem afinidade com você. É importante saber quem é esse profissional como pessoa, o que ele sabe fazer, ou seja, suas credenciais profissionais e atenção!
Outra questão a salientar é que há no mercado muitos profissionais oferecendo psicoterapia mas não são psicólogos nem psiquiatras. Cuidado com os charlatães! Por ser uma prática complexa e específica a psicoterapia é território para apenas dois profissionais: o psicólogo e o médico psiquiatra. Para ambos vale um princípio ético: só deve exercer a função de psicoterapeuta quem tiver recebido treinamento específico para tal ou estiver em treinamento supervisionado.
Me surpreende ver algumas pessoas cotando preço de psicoterapia, pechinchando e tratando este serviço como um produto da feira ou do mercado. Tais pessoas procuram quem ofereça psicoterapia a “preço de banana”!!!
Psicoterapia não é commoditie, como arroz ou feijão, que, por serem iguais e produzidos em massa, as pessoas escolhem o mais barato. Nosso serviço é altamente especializado, não é como se fosse “a mesma coisa, mas com preço diferente”. Por trás de um(a) bom(a) psicoterapeuta há muitos anos de estudos, especializações, muitas horas de leituras, congressos, palestras, planejamento, pesquisa, etc. Nosso ofício requer estudo e atualização constantes.
Eu afirmo com certeza que cobrando "preço de banana" é IMPOSSÍVEL um(a) profissional sério sobreviver, pagar impostos, manter um consultório/clínica e ainda investir em bons cursos, pós-graduação, simpósios, livros e toda a atualização necessária para oferecer um trabalho de qualidade.
Além disso, o testemunho e depoimento de outras pessoas que indicam tal profissional pode comprovar os resultados eficazes do trabalho que ele desenvolve. Esse é um tipo de serviço que não pode ser nivelado por baixo e sim por cima! Com isto quero dizer, que ao procurar psicoterapia não se olha somente o preço, mas sobretudo a competência, a experiência do(a) profissional, a qualidade do serviço oferecido e os resultados.
Assista e inscreva-se no meu canal do Youtube "Resgate da Autoestima": vídeo com breves orientações sobre "Como escolher um(a) psicoterapeuta".
Ninguém que vai procurar um psicoterapeuta pela primeira vez deve ter receio de fazer perguntas para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do tratamento em si, do tempo de duração, dos valores, qualquer dúvida que você tiver, da abordagem com a qual o profissional trabalha, dos recursos técnicos que ele utiliza, se é terapia individual, se é terapia de grupo, enfim, não tenha nenhum constrangimento de fazer todas as perguntas porque isso é natural. Antes de você escolher um profissional não há constrangimento nenhum de você visitar vários profissionais até você se decidir por escolher algum deles.
Essa é a oportunidade que você tem de olhar para si mesmo, de cuidar de si, de olhar de frente para seus conflitos e dores emocionais que estão causando infelicidade, sofrimento e desconforto; é uma oportunidade para se autoconhecer e pra aprender melhor qual é a sua melhor forma de lidar com essas situações que estão te causando desconforto. Também é uma oportunidade pra você se fortalecer e desenvolver ao máximo seus potenciais.
Creio que com essas informações básicas você pode se orientar e também orientar outras pessoas ao seu redor que estão procurando psicoterapia. Não gaste sua energia com profissionais não qualificados e desconfie de quem cobra barato!
A vida é muito curta, nós temos pressa em ser felizes. Você não merece adiar a sua felicidade e seu ajustamento por causa de problemas emocionais. Não há tempo a perder. Tome uma atitude a seu favor!
Procurar ajuda profissional, procurar psicoterapia não é coisa para os fracos. É coisa para quem tem muita coragem!
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach