Quais mentiras ridículas você vem contando a si mesma???
Por ser 1o. de abril o “dia da mentira”, me inspirei para falar do tema.
Se você nunca mentiu para si mesma, pode fechar o texto pois ele não é para você!
Este texto foi escrito para pessoas que vem mentindo para si mesmas ao longo do tempo, mas querem mudança. Permita-se um tempo pra ler calmamente porque o assunto vai mexer com você e ampliar seu autoconhecimento.
Sabe com quem você mais conversa?
É com você mesma!!!
Em nossa cabeça há uma conversa interna constante conosco mesmas que comunica o tempo todo à nossa mente conceitos relacionados a nós mesmas, às outras pessoas, às vivências, aos fatos da vida em geral, a Deus, ao futuro, ao passado, ao presente, etc.
Sabia que o conteúdo dessas conversas pode bloquear seu sucesso e afetar seu equilíbrio, se ele estiver recheado de “mentiras” e crenças distorcidas?
Já dizia Renato Russo (Legião Urbana) “Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”.
A sociedade tem plantado muitas mentiras na mente das pessoas e você provavelmente adotou algumas como suas. Desde os pais aos professores/educadores essas mentiras tem se enraizado em sua mente sem você perceber…
Tais mentiras são pensamentos distorcidos que causam desconforto mental, emoções dolorosas, ideias destrutivas, pessimismo, reações imaturas e irracionais.
Esses pensamentos recorrentes são “parecidos” com a verdade; sutilmente eles se infiltram em sua mente e se tornam o centro de sua conversa interior. Além disto, as mentiras que você teima em contar a si mesma todos os dias não ferem só você, mas ferem as pessoas ao seu redor.
Aquilo em que você acredita é de extrema importância para seu equilíbrio mental e emocional e exerce uma influência muito forte sobre suas ações e seus resultados.
É impressionante a carga de sofrimento de uma mente, quando povoada de afirmações falsas. Isso está na raiz da maioria dos distúrbios emocionais e das condutas desajustadas. É também a causa de práticas autodestrutivas como permanecer em relacionamentos abusivos, comer em excesso, fumar, usar álcool e drogas, compras compulsivas, etc.
Veja várias versões de afirmações mentirosas e ilógicas muito comuns:
Não sei fazer nada direito… / Sou fracassada… / Não presto para nada…/ Sou estúpida, desajeitada, incapaz… / Não sou atrativa e interessante…
Tenho que agradar a todos… / Todo mundo tem que gostar de mim… / Será horrível se alguém me rejeitar…
Não posso… / Não alcanço… / Não aguento… / Os outros conseguem, mas eu não…
Está tudo bem! (essa mentira é a mais frequente…) / Eu já superei...
Minha situação não tem mais jeito… / É impossível modificar minha vida… / Minha vida não tem sentido….
Ruim com ele, pior sem ele… / Não consigo ficar sozinha…
Eu não admito falhar… / Eu tenho que dar conta de tudo sozinha…
Segunda-feira eu volto pra academia… / Vou ser fitness e começar a dieta…
A lista de mentiras que falamos a nós mesmas é imensa! Certamente você se lembra de outras que eu não citei acima….
Questione sua conversa interior! Não se deixe aniquilar por essas mentiras autodestrutivas.
Existem 4 passos para reverter essa situação:
1o.) Identificar tais mentiras, falsos conceitos, crenças limitantes. Pergunte-se:
– O que eu tenho afirmado a mim mesma ao longo dos anos?
2o.) Refutar com firmeza, desmentir, negar cada uma das afirmações mentirosas se perguntando:
- Essa afirmação é lógica? Tem coerência? É racional?
Você vai descobrir que tais crenças ridículas não fazem nenhum sentido!
3o.) Procure pensar em conceitos verdadeiros, sensatos e coerentes. Para isto use mais o lado racional da sua mente. Substitua de forma ativa e enérgica as falsas afirmações por conceitos verdadeiros, realistas e encorajadores, para então desfrutar de uma vida de emoções ricas e gratificantes. Se esforce para se libertar para sempre!
4o.) Se você não conseguir realizar os passos anteriores sozinha, procure ajuda de um/a psicoterapeuta capacitado/a e experiente para te conduzir nesse processo de autoconhecimento e libertação. A psicoterapia tem técnicas próprias para demolir crenças limitantes e construir crenças positivas e funcionais.
A vida é curta e temos pressa em ser felizes! Buscar felicidade e realização pessoal tem um custo, pode parecer um pouco penosa, mas será prazerosa, se você souber conduzi-la adequadamente. À medida que você se torna mais consciente de si e das mentiras que vem se falando, você penetra num maravilhoso processo de autodescobertas e renovação pessoal.
Você não pode modificar o que aconteceu no seu passado, mas está em suas mãos tomar uma atitude agora, identificar suas falsas crenças, rejeitá-las e substituí-las por verdades racionais e sensatas, de modo a alterar seu presente e escrever uma nova história no futuro.
Pense nisto! Eu estou aqui pra te encorajar!
Cristina Vasconcelos – Psicoterapeuta e Coach
Comments