O que o descanso pode fazer por você
Dentre as muitas formas de autocuidado permitir-se descansar e relaxar é imprescindível para uma boa autoestima e para alcançar paz interior.
Está comprovado que o descanso, por si só, é capaz de curar enfermidades, restaurar o organismo, ativar defesas contra infecções e dar condições superiores para conservar a saúde integral.
O marco dos ritmos da natureza mantém a nossa existência: há o ritmo do dia e da noite, das semanas, das estações e dos astros, que influenciam os seres vivos, pois estamos submetidos a um “relógio biológico”.
A vida consiste numa alternância rítmica entre períodos de atividade e descanso, de tensão e relaxamento. A pessoa que continuamente exige muito de seu organismo, provavelmente, será forçada a parar quando surgir uma enfermidade. Se você não respeita os biorritmos, seu organismo se debilita cada vez mais, ficando vulnerável ao desequilíbrio orgânico e psíquico.
Qualquer pessoa sujeita a tensões físicas/psicológicas necessita de períodos de folga que lhe possibilitem serenidade e descanso, para renovar energias, ideias e ânimo. Portanto, vamos aprender a reconhecer e assumir esses ritmos vitais.
Três ciclos naturais de atividade-repouso regem o ritmo da vida:
1) O ciclo diário de descanso, de origem astronômica, é determinado pela alternância dia-noite e dura 24h, das quais deve-se descansar em média 8h: sendo 7h para adultos, 10h ou mais para crianças. É fundamental para prevenir enfermidade física e emocional e ativar o processo curativo do corpo.
Se você quer obter paz interior e encontrar-se consigo mesma, crie um ambiente de tranquilidade externa nas suas atividades diárias, assim como nos seus relacionamentos.
2) O ciclo semanal de folga tem origem no calendário lunar e é bom para conservar a saúde em todas as dimensões: física, mental, social e espiritual.
Um dia “OFF”– Com planejamento e divisão adequada, devem ser suficientes seis dias de trabalho por semana. No dia que resta, esqueça o trabalho, os problemas não resolvidos, afaste-se de obrigações e do relógio, relaxe!
3) O ciclo anual é determinado pelas mudanças trimestrais de estação (origem astronômica). No mundo ocidental – salvo exceções – estabeleceu-se a cultura de descansar um mês de cada doze (férias anuais). Respeitar esse período de descanso anual e dedicá-lo a atividades recreativas, contribui para manter bom rendimento profissional/estudantil, pessoal e familiar durante o ano.
O sono noturno reparador - descanso por excelência - é o primeiro e mais evidente dos ciclos. Ele não é um mero tempo de inatividade, pois durante o mesmo se produzem fenômenos de reparação e reajuste, colocando no ponto de bom funcionamento todo o organismo, especialmente o cérebro.
Dicas para um sono reparador e despertar com agradável sensação de bem-estar:
Deitar ao menos duas horas antes da meia-noite.
Evitar estímulos intensos/desagradáveis em horas prévias ao sono, como filmes violentos, leituras excitantes, assim como todo tipo de trabalho intelectual ou físico intenso.
Jantar ao menos duas horas antes de ir para a cama.
Não ingerir líquidos nas duas ou três horas antes de ir dormir.
Providenciar quarto bem ventilado e se possível, dormir com a janela aberta.
Evitar dormir em ambientes com muito ruído noturno.
As atividades da vida diária costumam ser acompanhadas de contração muscular permanente e involuntária, que dificulta a circulação sanguínea e mantém o sistema nervoso em estado de tensão (inconsciente), que acaba produzindo irritabilidade, e, em consequência, maior contração muscular. Isso cria um círculo vicioso que, se não for rompido, termina em esgotamento.
O relaxamento muscular favorece o relaxamento psíquico, ambos necessários para um descanso reparador. Por sua vez, um bom descanso facilita o relaxamento. Tudo isso justifica a importância de controlar a tensão muscular e nervosa, e praticar o relaxamento.
Paz interior, como alcançar?
Numerosos estudos têm demonstrado que o barulho, a falta de tranquilidade e a ausência de paz interior alteram gravemente o sistema nervoso, diminuem a imunidade e produzem enfermidades físicas e emocionais.
Alternar atividade/descanso faz parte do ritmo natural, que não pode ser alterado durante longo tempo sem gerar consequências nocivas para a saúde. Descanso e relaxamento autênticos só são possíveis quando existe paz interior , tão escassa no mundo atual...
Muitas pessoas sabem da necessidade de repouso e paz interior, mas não encontram sossego e descanso porque vivem estressadas pelos acontecimentos cotidianos. Buscam, então,
Distração em lugar da recreação;
Agitação em lugar do verdadeiro descanso;
Excitação em lugar da paz interior.
Isso tudo afasta mais a pessoa do descanso reparador e o sistema nervoso e a saúde se deterioram, em vez de se recuperar.
Para alcançar bem-estar e saúde integral, deve-se procurar relaxamento e paz.
Ao barulho se opõe o silêncio;
Ao nervosismo, a tranquilidade e o sossego;
À tensão muscular, o relaxamento;
À dúvida, o exercício da fé e da confiança;
E à agitação exterior, a paz interior .
Assim, depois de uma intensa atividade física, mental e social, busque proveitosas horas de silêncio e recolhimento para relaxar e desfrutar. Dessa forma, adquira novas forças e energia para seguir com as atividades diárias, semanais e anuais, “recarregue as baterias" da mente e "ponha no ponto" todo o corpo, para retomar a atividade com maior vigor!
Cristina Vasconcelos – Psicoterapeuta e Coach
Comments