Controle seus cavalos selvagens
“Você está hoje onde seus pensamentos o trouxeram e estará amanhã onde seus pensamentos o levarem.” James Allen
Refletir sobre seus pensamentos é imprescindível nos dias atuais porque todos estão fazendo tudo automaticamente, quase como “máquinas”, sem pensar e refletir corretamente antes de agir.
O pensamento é o começo de todo o processo da vida; tudo o que vem depois disso é só consequência. A atividade de pensar é inerente ao ser humano, é de fundamental importância e de fato, é uma das características que o diferencia dos outros animais.
A mente e o ego são como cavalos selvagens. Se você não toma as rédeas, eles te levam para o abismo (vícios, desejos desenfreados, pensamentos negativos, delitos, sofrimento, raiva, mágoas, etc.)
Tome cuidado com seus pensamentos, pois eles determinarão seu caminho. Eles deverão estar sintonizados com seus valores, sonhos e metas e com sua busca de paz interior e felicidade.
É impossível conseguir dominar algo, sem antes dominar o próprio pensamento. Os pensamentos às vezes são traiçoeiros, porque são virtuais e muitas vezes não correspondem à realidade. Quantas vezes as pessoas distorcem a realidade por causa de seus pensamentos que as fazem acreditar que são donas da razão? Não, não são!!!
Se você educar seus pensamentos, questionando-os e dando-lhes a devida importância e ajustamento, conseguirá encarar a vida de forma mais generosa, solidária e confiante.
Se tudo tem início com o pensamento, decida hoje o tipo de pessoa que deseja ser amanhã e controle seus pensamentos para que eles te levem para sua meta.
Quem diz “falei sem pensar” se equivoca, pois ninguém fala nada sem antes ter pensado, ainda que de forma automática. Esse é mais um motivo para criar o hábito de pensar sobre seus pensamentos.
Para poder controlar seus pensamentos, é preciso primeiro identificá-los. Qual o padrão de pensamento que você possui?
Conscientize-se de seus pensamentos e perceba no dia a dia como sua mente oscila entre pensamentos positivos e negativos.
Há pessoas que são pessimistas, seu padrão de pensamento gira em torno do negativismo, ou seja, frente as situações elas frequentemente tem pensamentos ruins, persecutórios, reclamações, oposição, protestos e falam de coisas que não querem em vez de falar daquilo que querem. Os pensamentos geram sentimentos e emoções, que acabam por resultar em ações.
Círculo vicioso do padrão de pensamento negativo:
>> Para aprofundar nesse assunto veja o vídeo "3 técnicas simples e eficazes para controlar pensamentos negativos"
Há o grupo de pessoas otimistas que cultiva sempre pensamentos bons e seu padrão pulsa na positividade. Se o pensamento move suas ações, é de suma importância que você tenha bons pensamentos diariamente. A partir do momento que você pensa positivo, suas atitudes mudam, você se sente mais motivada, mais forte para alcançar seus sonhos ou para sair de um momento ruim. O pensamento positivo te dá uma visão do que pode acontecer de melhor e de que nada é infinito, nem os problemas e dificuldades. Além dos benefícios pessoais que esse pensamento traz, você acaba contagiando as pessoas ao seu redor!
Círculo virtuoso do padrão de pensamento otimista:
Os pensamentos, sentimentos e emoções positivas trabalham como uma alavanca, empoderando o comportamento e propiciando o alcance dos resultados desejados.
“Tenha sempre bons pensamentos, porque seus pensamentos se transformam em suas palavras.
Tenha sempre boas palavras, porque suas palavras se transformam em suas ações.
Tenha sempre boas ações, porque as suas ações se transformam em seus hábitos.
Tenha sempre bons hábitos, porque os seus hábitos se transformam em seus valores.
Tenha sempre bons valores, porque os seus valores se transformam no seu próprio destino“. Mahatma Ghandi
A forma de pensar do grande líder Ghandi, exemplifica o padrão de pensamentos otimistas. Bons pensamentos geram boas palavras e assim sucessivamente.
Bons hábitos se tornam valores bons e cheios de positividade. Uma vida repleta de bons valores molda seu bom caráter e te torna capaz de transformar seu próprio destino.
Tendo identificado seu padrão de pensamento você pode modificá-lo e isso gerará consequentemente um novo sentimento/emoção que resultará em ações diferentes.
Como seus pensamentos moldam suas palavras e ações e criam suas circunstâncias a cada momento, é vital ter autodomínio sobre a mente para transformar a realidade e recriar seu mundo interno e externo. Compreendendo isso, você pode promover uma mudança importante de vida: na saúde, nos relacionamentos, na família, no trabalho, nas amizades, etc.
E dessa forma, controlando seus pensamentos e buscando o autodomínio, que você conseguirá ao longo da vida se tornar uma pessoa melhor.
Controle seus pensamentos e você se tornará a líder do seu destino e a comandante da sua alma!
Cristina Vasconcelos
Psicoterapeuta e Coach
Comments