top of page

Os segredos do autoconhecimento


Você se conhece?

Sabe porque se comporta da maneira como sempre o faz?

Identifica quais são suas qualidades e suas fragilidades?

Sabe o que deseja mudar na sua vida e como mudar?

É estranho, mas na maioria do tempo nós funcionamos no piloto automático: cumprimos horários, roteiros, fazemos coisas, vamos a lugares, falamos certas palavras que se formos pensar no porquê destes atos, simplesmente diremos que foi de nossa natureza assim fazer. Será mesmo???

Por que você ficou tão irritado(a) quando levou aquela fechada no trânsito? Você pode dizer que é devido ao estresse. Ok, mas o estresse só libera aquilo que já está dentro de você. Esta raiva e sua origem, pode ser identificada num processo de autoconhecimento, visitando seu histórico de vida.

Para a Psicologia, o autoconhecimento, significa o conhecimento do indivíduo sobre si mesmo.

Saber como sou, do que eu gosto e do que não gosto.

É reconhecer as próprias necessidades, habilidades, potencialidades, observar suas próprias ações, como atua, porquê atua e o que sente.

Através do autoconhecimento você detecta seus defeitos e qualidades externas (corporais) e internos (emocionais).

O autoconhecimento também refere-se à reflexão de vida e análise de atitudes para se identificar maus comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

Posso obter autoconhecimento através de três habilidades essenciais:

1 - Se interiorizar: é a arte de voltar-se para dentro de si e praticar a introspecção, percorrendo os becos e travessias do seu ser, penetrando camadas profundas da mente. A maioria das pessoas não sabe fazer isto, porque somos treinados pela cultura a só olhar para fora, e assim ficamos só na superfície do nosso psiquismo. Nesta interiorização é benéfico usar perguntas como:

Quem sou?

Quem o outro é?

Porque estou aceitando sua ofensa? Que alternativas eu tenho?

2 - Se observar: é a arte de se esquadrinhar, lançar um olhar acurado sobre seu psiquismo. Através desta habilidade você pode descobrir seus papéis, virtudes, limites e conflitos. Deve-se gastar ao menos 5 minutos por dia, observando quem você é, questionando se está sendo maduro, sensato, coerente com os outros e consigo. Deve prestar mais atenção por onde você anda, questionar que tipo de história emocional e social está construindo e que legado está deixando para gerações futuras….

3 - Se mapear para se reorganizar: é a arte de se perceber de maneira mais específica, entrando em contato com sua realidade sem máscaras ou disfarces; é enumerar e esmiuçar defeitos, fragilidades e conflitos para então se reconstruir. Só se avança em direção à reorganização, gerenciando a ansiedade e protegendo as emoções, se você tiver um mapa que te dê segurança para caminhar no universo invisível e desconhecido da mente.

Mas…. e se eu não conseguir fazer isto sozinho(a)???

Como nem sempre se autodescobrir e saber a direção da mudança é fácil, a ajuda do(a) psicoterapeuta pode se tornar fundamental, porque a Psicologia desenvolve técnicas para ampliar o autoconhecimento e estratégias de promoção de mudanças efetivas.

Saiba que o autoconhecimento é um ganho comum no processo de psicoterapia, mesmo que sua meta principal seja adquirir novos comportamentos como, por exemplo, ser mais extrovertido, superar o pânico, medos, etc. Inevitavelmente o autoconhecimento ocorre paralelo à psicoterapia.

Num primeiro momento, o trabalho da psicoterapia desenvolve o autoconhecimento necessário para produzir a mudança desejada pelo cliente. Após esse conhecimento, o psicoterapeuta fornecerá a ajuda adequada para o cliente implementar a mudança.

Explore mais este assunto inscrevendo-se no meu canal do Youtube “Resgate da Autoestima”. Lá tem este vídeo que aborda o tema em pauta:

Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach

Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page