Guia simples e prático para conhecer a psicoterapia e seus benefícios – parte 2***
*** Recomendo que você leia também a parte 1 deste texto, que já se encontra no blog.
O “contrato” com o psicoterapeuta
Começa por estabelecer-se um clima de confiança e segurança, que permita ao paciente expor suas dificuldades de um modo franco e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida.
O(a) paciente deve estabelecer uma relação de colaboração com o(a) psicoterapeuta e é importante que esteja motivado para efetuar mudanças.
As psicoterapias podem variar com relação à frequência das sessões e duração do tratamento. A frequência é ajustada entre paciente e psicoterapeuta, de acordo com as necessidades do(a) paciente. De um modo geral, as sessões são semanais ou quinzenais. O horário e os honorários também são combinados logo na primeira sessão.
A relação entre paciente e psicoterapeuta não é uma relação de amizade, caso contrário, haverá comprometimento na eficácia do tratamento.
Do mesmo modo, o(a) psicoterapeuta não deve dar conselhos ao paciente acerca das suas opções, mas sim ajudá-lo a ser capaz de efetuar as próprias escolhas e tomar decisões de vida, promovendo-se, deste modo, a sua autonomia e liberdade.
Cabe ao psicoterapeuta guardar sigilo sobre tudo que é conversado durante os atendimentos, conforme o Código de Ética Profissional da categoria.
É natural no decurso do tratamento, que possam surgir sentimentos negativos relativos à psicoterapia e/ou a(o) psicoterapeuta, caso as expectativas iniciais sejam muito elevadas ou como resultado de vivências dolorosas da própria psicoterapia. Esses sentimentos devem ser abordados pelo(a) paciente com o(a) psicoterapeuta, de modo que sua origem possa ser compreendida e os mesmos possam ser ultrapassados sem comprometer a continuidade do tratamento.
Benefícios da psicoterapia
Aumento da autoestima
Desenvolvimento pessoal
Autoconhecimento
Motivação
Superação de conflitos internos
Conhecer e compreender seus limites, potencialidades, ações e atitudes.
Equilibrar e estabilizar pensamentos, sentimentos, emoções e atitudes.
Tomar consciência das origens de seus comportamentos, o que é fundamental para o controle das emoções;
Identificar com maior facilidade seus sentimentos;
Melhorar a relação consigo mesmo e com os outros;
Manter equilíbrio entre razão e emoção;
Diminuir ou cessar os sintomas de doenças causadas por um desequilíbrio emocional ou somáticas.
Melhora na qualidade de vida
Maior segurança em tomadas de decisões
Autonomia
Amadurecimento pessoal
Aumenta a tolerância à frustração,
Superação de traumas e abusos.
Modificar padrões de comportamentos repetitivos inapropriados que dificultam o processo de desenvolvimento.
Um caminho de mudança – Conclusão
O processo terapêutico é como atravessar um túnel onde você revê muitas cenas da história da sua vida por um ângulo completamente novo, articulando os eventos e percebendo a força do passado para moldar quem você é hoje e a potência do presente para construir novas possibilidades de vida.
Nesta travessia você vai aprender a reconhecer seus padrões de comportamento que te levam a se comportar de modo parecido em situações diferentes, muitas vezes “repetindo os mesmos erros”. Você vai aprender a reconhecer o “como” do seu comportamento: como pensa, como sente, como age, como se relaciona, e vai aprender caminhos para influenciar e transformar estes padrões.
Esta é uma jornada acompanhada de alguém que pode ajudar você a se compreender, que pode te ajudar a transformar o seu jeito de ser e se conhecer profundamente. É uma travessia que pode mudar significativamente sua vida!
Eu acredito na preciosidade do ser humano e reafirmo minha convicção de que a Psicologia como ciência aplicada pode impactar a sociedade de forma absurdamente positiva.
Se você cuidar de sua saúde física e emocional, terá a oportunidade de desfrutar momentos relaxantes e inspiradores com sua mente livre, lidando bem com as pressões externas. Sim, é possível gradualmente se educar emocionalmente, estruturar sua vida emocional, equilibrar pensamentos, sentimentos, emoções e atitudes e melhorar muito a sua qualidade de vida!
Um abraço,
Cristina Vasconcelos – Psicoterapeuta e Coach