Afaste da sua vida os inimigos da autoestima
Você já se sentiu pra baixo ao perceber que não está progredindo o quanto gostaria em alguma área da sua vida?
Já sentiu aquela tentação de olhar para os lados, e ver que seus amigos e parentes estão conseguindo… e você não?
Já percebeu, que mesmo com todos os seus esforços para ter uma boa autoestima, há algo que te puxa para trás ou para baixo!
Todos nós temos normalmente inimigos internos que destroem nossa autoestima e impedem o nosso progresso pessoal. Às vezes não percebemos que tais inimigos estão dentro de nós e muitos nem percebem que são inimigos, tratando-os como amigos ou como verdades absolutas.
Esses inimigos são terríveis, bloqueiam sua vida e seu crescimento emocional. Mas felizmente hoje em dia, muitas pessoas (especialmente as mulheres) estão reconhecendo esses inimigos, tomando atitudes para derrotá-los e se libertando dos seus efeitos nocivos.
Eles ficam ocultos, gravados em sua mente e afetam negativamente suas emoções, sentimentos, comportamentos, pensamentos, opiniões, influenciando sua vida como um todo. Eles são destruidores, fazem a vida da pessoa não só parar, mas também retroceder.
Os dez maiores inimigos da autoestima são:
O vitimismo ou coitadismo e a autocomiseração;
A comparação e a competição, que leva à supervalorização alheia e que remete você à inveja e a autodepreciação;
A cobrança interna e externa exageradas;
A insegurança, a indecisão, o medo e a dúvida;
A procrastinação (hábito de deixar tudo para depois);
A dependência ou necessidade de aprovação e reconhecimento do outro;
O perfeccionismo;
O criticismo exagerado, principalmente a autocrítica;
A intolerância, falta de flexibilidade e rigidez;
O sentimento de culpa, o sentimento de inferioridade e o sentimento de não merecimento.
Tudo isso dificulta a mudança e o desenvolvimento, quer no campo profissional ou no campo pessoal.
Para vencer esses inimigos o primeiro passo é reconhecer que eles existem e identificar quais são. O autoconhecimento é um poderoso recurso para mudanças efetivas. Temos muitos caminhos a percorrer. Sócrates realmente tinha razão quando dizia que é necessário conhecer a nós mesmos, nos conscientizar da nossa ignorância para nos tornarmos sábios.
Promova uma conversa consigo mesmo. Isso mesmo!!! As pessoas querem falar, querem ser ouvidas, mas não se ouvem. Aprenda a ouvir a própria voz, que ora vem do coração, das emoções; ora da sua mente, da sua razão. Só quando ouvimos razão e emoção conseguimos atingir o equilíbrio.
A Psicologia tem mostrado a importância do autoconhecimento para a produção das mudanças desejadas no comportamento. Quando detectamos uma situação que não nos satisfaz, sentimos que é preciso mudar. Como nem sempre se autodescobrir e saber a direção da mudança é fácil, a ajuda do(a) psicólogo(a) pode se tornar fundamental, porque a Psicologia desenvolve técnicas para ampliar o autoconhecimento e estratégias para promover mudanças efetivas.
Se você deseja fortemente combater esses inimigos internos e potencializar a sua autoestima ou se conhece alguém com este desejo, agora você tem informações básicas para se orientar e também para ajudar aos outros, pois após ler este texto você ficou sabendo que temos sim, inimigos internos destruidores da nossa autoestima e que para detoná-los precisamos de autoconhecimento.
Você tem liberdade de compartilhar este texto e permitir que mais pessoas sejam alcançadas com essa palavra transformadora! Ele é gratuito, contém informações relevantes e pode ser útil para muitas pessoas! As boas sementes devem ser espalhadas!
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach
Commentaires