top of page

Afinal, quando se deve procurar psicoterapia?


Muitas pessoas se questionam se o que elas estão sentindo é apenas resultado de cansaço, tristeza, ira, raiva de uma situação passageira ou se aquilo que elas estão sentindo pode levar a um distúrbio emocional mais grave.

As diretivas que vou dar vão ajudar vocês a definir quando procurar ajuda profissional.

Achamos muito natural quando uma pessoa vai ao médico para cuidar da sua saúde física; achamos muito lógico quando uma pessoa vai procurar um dentista para cuidar das suas cáries, da sua estética bucal; achamos muito coerente se uma pessoa quer melhorar seu condicionamento físico, ter mais saúde, melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório e procura um personal trainer para orientar seus exercícios com regularidade. Não achamos nada incomum quando um aluno que vai mal na escola é levado pelos seus pais a um psicopedagogo ou a um professor particular.

Por que será que quando o assunto diz respeito às dores emocionais, dores da alma, há tanta resistência, tanta desinformação, tanta dificuldade de procurar os profissionais?

Um dos fatores que contribuem para isso é que corre aí no senso comum um antigo preconceito de que a psicologia, a psicoterapia é apenas para os “loucos”. Associado a isso, existe também uma falsa crença de que a psicoterapia é um tratamento é muito caro e muito demorado.

O que isso acarreta?

Muitos pensam em procurar ajuda mas acabam desistindo por vergonha, constrangimento, desinformação, etc. Quero esclarecer que da mesma forma que uma pessoa procura um médico pra cuidar da sua saúde física, pra cuidar de alguma doença, ou pra prevenir alguma doença ou mal físico, a busca de um profissional pra fazer uma psicoterapia presencial ou on line, também é natural porque se trata de cuidar da nossa saúde emocional, de buscar alívio pra nossas dores da alma.

Dor emocional, o que é isso? O que vem a ser essa tal de dor emocional? Conheço dor de cabeça, dor de dente e até “dor de cotovelo”, mas dor emocional, o que é isso?

São as dores provocadas pelos sentimentos, pelas emoções localizadas na alma. Posso citar dores causadas pela angústia, ansiedade, tristeza, perdas, pânico, comportamentos indesejáveis repetitivos que a pessoa pratica sem ter controle sobre eles, fobias, raiva, mágoa, ressentimento, insônia, disfunções sexuais, problemas de relacionamento e tantos outros distúrbios com intensidade variável.

Esses distúrbios dificultam a vida da pessoa, bloqueiam seu desenvolvimento emocional, gerando tristeza, sofrimento, infelicidade e sentimento de inadequação.

Portanto, como diferenciar se uma situação é passageira ou é uma demanda para busca de psicoterapia com um profissional?

Se sua dor da alma, sua dor emocional, passa com algumas semanas ou poucos meses, você pode admitir que isso foi uma situação transitória. Mas se essa dor emocional é de uma intensidade muito grande e não passa, se você não consegue lidar equilibradamente com seus pensamentos, com as emoções e sentimentos que esses pensamentos geram e com os comportamentos também gerados por essa soma de pensamento+sentimento+emoção, se você tem reações extremamente exageradas, que estão fora de seu controle e que você não compreende, você então deve admitir que há razões inconscientes muito mais profundas do que você imagina para tudo isso que está acontecendo, e isso precisa ser tratado, trabalhado, elaborado e nestes casos somente com a ajuda de um profissional que o indivíduo poderá superar esses infortúnios.

O que a psicoterapia vai fazer por você?

A psicoterapia vai ajudar você a encontrar um equilíbrio entre emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Isso pra favorecer atitudes que gerem em você amadurecimento, segurança e bem-estar.

Quero ressaltar que há ainda outros quadros acentuadamente doentios em que as pessoas podem estar envolvidas com pensamentos delirantes, alucinações, angústia intensa e outras formas de sofrimento emocional, que podem representar perigo pra ela mesma, perigo para terceiros ou perigo de danos a bem patrimoniais. Quando a família ou amigos perceberem uma situação dessa a procura por ajuda psiquiátrica e psicológica deve ser imediata, o quanto antes fizer isso melhor.

Se você quiser aprofundar mais no tema assista o vídeo sobre este assunto acessando o link Afinal, quando se deve procurar psicoterapia?

Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach


Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page