6 dicas matadoras para elevar a autoestima!
Aqui destaco 6 regras básicas para elevar a autoestima e a autoconfiança de maneira permanente. Elas funcionam a partir do momento em que se decide identificar e trabalhar as crenças negativas continuamente para modificá-las.
• Examinar o passado. É um passo crucial! Ao fazer essa retrospectiva, é possível perceber que alguns erros do passado podem ser corrigidos e outros não. Os erros são oportunidades de aprendizagem. Ao se deparar com o que não pode ser mudado, o melhor a fazer é aceitar a situação, esquecer esses erros e se concentrar apenas no que pode ser melhorado.
• Achar um meio-termo. Abandonar o extremismo da linha de pensamento do “tudo ou nada”, ou seja, a ideia de que se uma tarefa realizada não saiu perfeita, foi um tremendo fiasco. Há uma grande diferença entre dizer "Eu fracassei desta vez" e "Eu sou um fracasso". É preciso se esforçar para encontrar o equilíbrio. Uma tarefa que não saiu perfeita hoje, pode ser melhorada amanhã.
• Dar um sentido à vida. Um estudo do Instituto de Envelhecimento da Universidade da Flórida concluiu que pessoas que dão um sentido à vida, prestando serviços comunitários ou investindo numa segunda carreira, se sentem mais satisfeitas consigo mesmas e apresentam autoestima elevada e estável. Uma vida com sentido é mais saudável e feliz.
• Focar os aspectos positivos. Não concentrar sua atenção apenas nos aspectos negativos de determinada situação. Exemplo: o chefe se reúne com seus colaboradores e menciona os pontos fortes e fracos de um projeto apresentado; há colaboradores que vão lembrar e remoer apenas as críticas, ignorando os elogios. Por outro lado, ao se concentrar nos pontos positivos, a percepção do indivíduo sobre a mesma situação muda para melhor, pois o enfoque é de otimismo e esperança.
• Compartilhar com a família e os amigos as realizações positivas. Um estudo da Associação Americana de Psicologia, concluiu que alardear o próprio sucesso ajuda a reforçar a autoconfiança, a elevar a autoestima e neutraliza os pensamentos de autodepreciação.
• Fazer ginástica. A ciência tem mostrado que a prática regular de exercícios físicos ajuda a elevar a autoestima porque melhora a saúde e a qualidade de vida em geral e aumenta a percepção positiva de si próprio.
Você também pode assistir mais sobre esse assunto clicando aqui.
Se a pessoa eleva a sua autoestima é preciso continuamente um trabalho de monitoramento e manutenção da autoestima lá no topo. Certamente ela está consciente de suas mudanças, cria sua própria escala de valores, desenvolve e fortalece suas capacidades e potencialidades, aceita-se e respeita-se; está sempre em constante superação, portanto, terá um bom nível de autocontrole emocional, gerando a capacidade de pensar, entender, eleger e tomar decisões, resolvendo assuntos da vida cotidiana, com muito mais fluidez e segurança.
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach #autoestima #saúdeemocional #qualidadedevida #autoconhecimento #autoaceitação #autocuidado #autoconfiança