Como e por que a psicoterapia funciona??? 10 motivos pelos quais a psicoterapia funciona mesmo!
Há em evidência muitos livros, pesquisas e artigos investigando e explicando como e porque a psicoterapia funciona com grande eficácia. As recentes tecnologias de mapeamento do cérebro têm permitido elucidar como o tratamento psicológico age transformando o funcionamento cerebral. Há várias décadas a eficácia da psicoterapia já era conhecida, e, recentemente, novos conhecimentos das neurociências têm confirmado isto.
Mas, é interessante antes de tudo, saber a diferença entre terapia e psicoterapia. Leia o texto “Qual a diferença entre terapia e psicoterapia?” neste link http://bit.ly/24dULv1
Ampliando a compreensão sobre a eficácia da psicoterapia, resumimos alguns motivos pelos quais ela funciona mesmo:
1-Na matemática da psicoterapia, o compartilhar e dividir um problema com o(a) psicoterapeuta ajuda você a aliviar a carga emocional e o sofrimento, você passa a ter “metade” do problema e percebe que não está mais sozinho com sua dor ou sua crise.
2-Vínculos interpessoais de ajuda têm um poder curativo. A relação terapêutica é uma relação de compreensão e suporte. É muito mais fácil superar dores emocionais através de uma verdadeira relação de respeito mútuo do que sozinho(a).
3-O(a) psicoterapeuta é um outro, uma pessoa neutra que não está inserida em seu contexto, com a perspectiva e o olhar de alguém que está de fora da sua situação, e isto lhe ajudará a ver a sua vida de um modo diferente, a perceber as coisas de um ângulo que você não percebia antes e nem imaginava que seria possível. Então, o processo psicoterapêutico faz você parar e avaliar sua vida. Observar, refletir e avaliar permite mudanças profundas de direção, de sentido, de objetivos e aprofunda sua experiência de vida.
4-Partindo do vínculo que você estabelece com o(a) psicoterapeuta e das respostas emocionais que você suscita nele(a), o(a) mesmo está apto e preparado para te compreender. Em seu treinamento ele(a) trabalhou seu próprio EU e se calibrou como instrumento de trabalho para perceber pequenas variações do que você mostra no relacionamento com ele e com os outros. Dessa forma ele(a) pode compreender seus modos de vincular-se e suas dificuldades nos relacionamentos intra e interpessoais.
5-O(a) psicoterapeuta fundamenta sua prática clínica em teorias psicológicas que o ajudam na compreensão daquilo que ocorre com você, auxiliam a identificar o que pode estar errado em sua vida, a direção que você está indo e as mudanças de rumo necessárias. A partir de seu conhecimento teórico-prático e com os dados levantados, o(a) profissional pode indicar o que olhar, como olhar e o que fazer, para que estas informações possam ser construtivas na melhoria da sua saúde emocional.
6-O(a) psicoterapeuta domina métodos de investigação adequados a cada caso que possibilitam descobrir aspectos da sua personalidade que seriam inacessíveis numa simples observação ou numa conversa comum. Cada abordagem teórica tem seus métodos próprios que já foram exaustivamente pesquisados e comprovados em sua eficácia.
7-O(a) psicoterapeuta aplica técnicas psicoterapêuticas que ajudam a realizar mudanças psicológicas significativas. Há uma ampla variedade de técnicas de investigação psicológica dentro de cada abordagem teórica que permitem clarear os problemas de forma extremamente eficaz.
8-O(a) bom(a) psicoterapeuta em sua formação, deve ter passado por todos esses passos anteriores. Assim ele esteve em todos os papéis possíveis: paciente, profissional ou observador, e isso o faz “sentir-se confortável” em situações difíceis, o habilita a poder caminhar por terrenos desertos, cheios de sofrimento, dores e problemas emocionais e saber ajudar seu paciente a encontrar um caminho de alívio.
9-É fantástico como o(a) psicoterapeuta é capaz de oferecer uma presença autêntica no encontro com você. Este vínculo tem a função de encorajar os processos de mudança necessários em sua vida, incluindo a superação dos efeitos de traumas, complexos, etc.
10-O(a) psicoterapeuta inicia seu paciente numa jornada de autoconhecimento e transformação pessoal. Isto graças ao fato de ele poder aliar teoria e prática, gerando um saber fazer que vai além do conhecimento acadêmico formal e da técnica. É um saber fundamentado nas suas vivências, na sua experiência de vida e prática clínica.
Esta lista de motivos foi organizada num movimento crescente que vai do mais simples ao mais complexo. Alguns motivos apresentados são comuns a outras relações de ajuda, mesmo não profissionais, como uma conversa com um amigo de confiança, um desabafo sobre um problema pessoal com um professor, um médico, um sacerdote, etc. Gradativamente a lista avança chegando aos motivos mais próprios da psicoterapia, até aqueles que são sua exclusividade – só são possíveis pelo detalhado treinamento teórico e técnico adquirido pelo(a) psicólogo(a) em sua caminhada de formação profissional.
Logicamente essa lista não esgota todos os motivos da eficácia da psicoterapia e poderia ser mais aprofundada e detalhada. Porém, esse conhecimento básico dá uma ideia ao público da natureza do trabalho e do funcionamento da psicoterapia numa linguagem simples e acessível. A partir desse conhecimento é possível você se ajudar ou orientar outros que você conhece e que precisam de psicoterapia, mas estão cheios de dúvidas.
A vida é curta e temos pressa em ser felizes! Você não merece adiar a sua felicidade por causa de problemas emocionais não resolvidos. Tome uma atitude a seu favor!
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach