Qual a diferença entre terapia e psicoterapia?
O termo “psico” tem origem na palavra grega “psyché” e tem o sentido de alma, intelecto ou espírito. Já a palavra “terapia” vem do grego também “therapeúein”, que carrega significados como assistir, cuidar, servir e honrar. Então a palavra “psicoterapia”, ao pé da letra significa “tratamento da alma”. Dizendo de outra forma, quando falamos em psicoterapia estamos nos referindo ao tratamento e cuidado das questões emocionais, mentais, intelectuais e espirituais.
Desabafar no ombro do amigo, conversar com um conselheiro ou um sacerdote atencioso pode até ser terapêutico – mas não é um método que afasta o sofrimento por meio de técnicas apoiadas em fundamentação teórica apropriada.
Antes de tudo é preciso saber a diferença entre terapia e psicoterapia.
A palavra “terapia” tem um sentido muito amplo, que engloba várias possibilidades dentro do leque de opções como servir, ajudar, zelar ou tratar alguém. Terapia pode significar o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional, ou através de terapia complementar ou alternativa.
Existem diversos tipos de terapia, como acupuntura, cromoterapia, fitoterapia, terapia ocupacional, massoterapia, arte terapia, entre outras, cada uma com suas especificidades. Essas e outras possibilidades estão direcionadas ao indivíduo como um todo, ou em áreas mais específicas.
O que diferencia a terapia da psicoterapia é que a segunda é uma terapia voltada exclusivamente para os cuidados, promoção da saúde mental e prevenção de doenças emocionais. Quando se abrevia e generaliza o tratamento psicoterápico como sendo apenas "terapia", estamos distorcendo a compreensão de que os cuidados do(a) psicoterapeuta se concentram essencialmente no psiquismo humano. Obviamente, a Psicologia vê o ser humano como um indivíduo completo, biopsicossocial, que deve ser tratado como um todo, mas a linha de intervenção do(a) psicoterapeuta sempre será, de modo geral, através da forma e das possibilidades que se apresenta o psiquismo humano.
A psicoterapia é executada por profissional graduado em psicologia ou pelo médico psiquiatra, que são os profissional especializados em prover tratamentos aos distúrbios e transtornos mentais. As modalidades possíveis são: psicoterapia extensa, psicoterapia breve e aconselhamento psicológico clínico. Outros profissionais podem prover apenas aconselhamento não clínico.
Se você deseja aprofundar mais nesse assunto leia o texto Guia simples e prático para conhecer a psicoterapia e seus benefícios – parte 1 e 2 aqui mesmo neste blog http://bit.ly/1ZJRke7.
O termo psicoterapia refere-se a um processo dialético de busca da verdade que se dá entre um psicólogo e o paciente. A psicoterapia trabalha com intervenções psicológicas que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do paciente e de suas relações interpessoais. Tecnicamente falando, o termo “psicologia” refere-se à ciência e o termo “psicoterapia” refere-se ao uso clínico do conhecimento obtido pela ciência. Psicoterapia é um termo abrangente, que engloba todas as linhas teórico-científicas da Psicologia Moderna.
Para além da terapia, a psicoterapia busca criar um espaço acolhedor e propício para que o paciente se coloque, compartilhe seus segredos, exponha suas dores, sofrimentos, crises e conflitos, bem como suas culpas, faltas, carências, desilusões, receios, angústias, dúvidas e também suas conquistas, alegrias, paixões, amores e prazeres.
Este espaço criado na psicoterapia inclui uma gama ampla de sentimentos e emoções típicas da individualidade e assim, paciente e psicoterapeuta se empenham na tarefa de clarear a compreensão acerca das questões do desenvolvimento da vida do paciente. Ambos se unem com o propósito de que essas questões aflorem, junto com seus significados, permitindo que os sentidos se articulem de modo que a qualidade da compreensão que o paciente possui sobre sua vida melhore.
Muitos de nossos problemas cotidianos estão estreitamente relacionados a nossas emoções, portanto devemos cuidar para que nossos sentimentos e emoções estejam muito claros pra nós a fim de levarmos uma vida saudável e criativa!
Cristina Vasconcelos – Psicoterapeuta e Coach