Brilhante sequência de degraus para alcançar o topo da AUTOESTIMA
Vamos construir a nossa escada da autoestima?
Então te convido a subir a escada da autoestima, sem saltar degraus, passando etapa por etapa a fim de alcançar o topo.
No meu canal do Youtube “Resgate da Autoestima” há uma série de vídeos sobre esse assunto chamada “Escada da Autoestima”. Veja o assunto deste texto no link a seguir e lembre-se de se inscrever no canal pra ficar sabendo sempre das novidades https://youtu.be/HHidi6ZprFI
Da última vez em que você se deparou com uma escada comum e outra rolante, você escolheu subir a escada comum? Se você é como 95% das pessoas do mundo, então provavelmente não. A maior parte das pessoas não sobe pela escada comum se tem a opção da escada rolante; na maioria das vezes é natural nós buscarmos os atalhos. Todos queremos êxito e uma vida feliz, mas constantemente procuramos a maneira mais fácil de obter isto. Buscamos a “escada rolante”, na esperança de que a vida seja mais fácil. Infelizmente, na vida nem sempre é assim. Nem sempre buscar o atalho, buscar o caminho mais fácil é a solução quando nós queremos atingir o topo. Na nossa busca por facilitar tudo, muitas vezes pioramos as coisas.
Somos condicionados pela nossa cultura e educação a acreditar que é de praxe buscar a satisfação imediata das nossas necessidades e que as dificuldades sempre devem ser evitadas. Não queremos fazer qualquer sacrifício e, para muitos, nunca foi preciso fazê-lo. Em vez disso, a maioria das sociedades ocidentais adotou a “mentalidade da escada rolante”, uma mentalidade que diz que obter o que queremos não deve exigir muito trabalho e que sempre há atalhos para chegarmos ao topo dos negócios, da vida, dos relacionamentos, etc.
O problema é que essa “postura mental da escada rolante” está esmagando nossa autoconfiança, atropelando nossa jornada de desenvolvimento pessoal e paralisando exatamente as atitudes necessárias para nos tornarmos verdadeiramente bem-sucedidos.
Há, por exemplo, uma grande chance de que você não veja este vídeo até o fim. Se você é como muita gente, então, lê o título, a descrição, assiste alguns minutos e logo passa para outro assunto….
Nós somos assim: em vez de ler um livro, nós preferimos ler seu resumo em sites de livros… Em vez de mudar nossa alimentação, preferimos comprar a mais recente geringonça para ficar em forma… Em vez de apertarmos o orçamento, preferimos jogar na loteria ou acumular dívidas em nosso cartão de crédito….
Acima de tudo, a maioria de nós pertence à escola de pensamento que pergunta “Por que eu escolheria a escada comum, se tenho a escada rolante?” Muitas vezes a pessoa se sente até meio idiota por escolher a escada comum, se ela tem a opção da escada rolante ou de um elevador.
Cada um de nós está buscando atalhos em quase tudo que fazemos. Estamos basicamente programados dessa forma, porque a ideia de buscar atalhos nos é vendida através de quase toda grande mídia do mundo. Vemos anúncios diariamente que nos dizem “como perder peso em 4 minutos diários” e compramos livros que prometem a chance de atrair o sucesso, sem precisar fazer esforço algum. E não é diferente quando se trata das questões emocionais!
Todas as pessoas de sucesso precisaram fazer coisas que não queriam para que pudessem chegar aonde estão.
Chegar ao topo não é fácil, não é comum e não vem da noite para o dia. Não é sempre que conseguimos chegar ao topo através de atalhos. Portanto, chegar aonde queremos exige que façamos coisas que não são fáceis e que as pessoas não fazem comumente. Quando se trata de desenvolvimento pessoal/emocional, o sucesso em atingir o topo não é necessariamente optar pela escada rolante, é subir a escada comum….
Mas há boas notícias…
Fazer coisas que não queremos para chegar aonde queremos não é tão difícil quanto pensamos – isto quando sabemos pensar da forma certa, quando temos a mentalidade certa acerca de atingir o topo, acerca do desenvolvimento emocional. Uma postura mental de subir a escada comum pode ser seu primeiro passo para potencializar seu crescimento e seu amadurecimento pessoal e é o caminho para alcançar qualquer coisa que seu coração desejar.
Te convido a subir a escada da autoestima, é uma escada comum não é uma escada rolante. Você vai poder desenvolver ou aperfeiçoar a sua autoestima, subindo degrau por degrau, sem saltar etapas a fim de alcançar o topo que é uma autoestima elevada.
Vou apresentar a vocês a escada da autoestima e seus respectivos degraus:
O 1o. Degrau é o autoconhecimento
Sobre esse assunto você pode ler
2o. Degrau – o autoconceito
3o. Degrau - a autoavaliação
4o. Degrau - a autoaceitação
5o. Degrau - o autorrespeito
6o. E último degrau, topo da escada – a autoestima elevada
Já há aqui no blog alguns textos sobre os degraus. É só conferir!
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach