top of page

A verdade que nunca contaram a você sobre cuidar melhor de si mesmo!


Pense numa pessoa que você gosta muito e quer ver feliz… Quando você gosta muito de alguém como trata essa pessoa? No mínimo, normalmente você trata essa pessoa com atenção, carinho, delicadeza, boas maneiras, não é verdade? Porque isto é natural, é o que se espera que façamos quando gostamos de uma pessoa.

Imagine que essa pessoa que você gosta está precisando de cuidados; certamente você vai oferecer esses cuidados. Imagine que essa pessoa está precisando desabafar, falar, precisa ser ouvida; é lógico que você vai se esforçar para ouvi-la e compreendê-la. Obviamente você não vai enchê-la de críticas, censuras, julgamentos, rótulos e cobranças.

Imagine se essa pessoa adoece?! Naturalmente você fará tudo que estiver ao seu alcance para auxiliá-la. Se você notar que os hábitos de vida desta pessoa estão prejudicando sua saúde física, mental ou emocional é certo que você vai sentar com ela para conversar, alertar e discutir alternativas juntos pra melhorar essa situação.

Quando você gosta de alguém, você leva essa pessoa a passear em lugares agradáveis, se importa com seus gostos, preferências porque você fica satisfeito em vê-la contente. Se algum dia você magoar essa pessoa querida, é certo que você vai se importar, reconhecer seus sentimentos, pedir desculpas sinceras e buscar não repetir o erro que a magoou, certo?

Pelo menos isso é o que se espera quando gostamos de alguém verdadeiramente quando e mantemos uma relação de respeito e amor, não é mesmo?

Este assunto também é tratado no meu canal do Youtube num vídeo com o mesmo título: https://youtu.be/Qgu3UQOeELw

Inscreva-se no canal para ficar sempre informada das novidades.

Repense agora essas situações colocando você mesmo no lugar dessa pessoa querida que imaginamos até aqui… Reflita:

  • Você se importa realmente com os próprios sentimentos e necessidades?

  • Você mobiliza meios pra que sua saúde física, mental e emocional esteja sempre em dia? Se preocupa com seu bem-estar?

  • De vez em quando você se convida pra ir a lugares agradáveis, passear e viver situações que te deixam feliz?

  • Perdoa a si mesmo quando você se magoa e busca não repetir o que te magoou?

  • Qual foi a última vez em que você se deu um presente?

Isso é autoestima! Quem gosta de si mesmo faz tudo isso por si e muito mais!

Não se trata de egoísmo nem de se achar superior aos outros. É apenas oferecer a si mesmo aquilo que é bom, que te faz bem, faz crescer e ser feliz.

Infelizmente nossa cultura nos treina a não reconhecer que somos merecedores de amor. Somos condicionados pela cultura a jogar pedras nos outros, a criticar, a debochar e acabamos fazendo tudo isto conosco mesmos!!! Fomos pouco treinados a dar um afago pra nós e estender a mão pra nós mesmos.

Pra desenvolver a autoestima é preciso se autoconhecer e descobrir esse ser cheio de possibilidades que somos nós humanos. Às vezes até você está se esforçando, porém, volta e meia se pega repetindo as mesmas crenças limitadoras, os mesmos pensamentos negativos e acaba vivendo uma mentira!

O que você faria a alguém querido que se encontrasse nessa mesma situação???

Provavelmente lhe daria a mão, caminharia um pouco com ela, demonstrando que ela não está sozinha e procuraria realçar suas qualidades, virtudes e seu potencial.

E Você??? Está com você mesmo Ou se abandona ao menor deslize? Você se atira pedras ao menor sinal de erro?

Reflita: o que você pode fazer hoje, agora mesmo, para demonstrar estima a si mesmo???

Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach

Contatos: +55(32)99931-4811(WApp

Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page