Transformação pessoal – um chamado para a autocura (parte 2)
Estou escrevendo sobre autocura e transformação pessoal e no texto anterior postei a primeira parte introduzindo o assunto.
Se você ainda não leu a primeira parte, recomendo que leia neste link aqui. Assim você terá melhor compreensão do conteúdo desse texto.
Recapitulando, a transformação pessoal requer criar estruturas cerebrais e colocar em prática novos hábitos.
Conheça os primeiros passos indispensáveis para iniciar uma jornada de transformação pessoal e autocura.
Passo 1 – Qualificar o que pensamos. Tudo começa com nossos pensamentos; nosso sistema nervoso é um sistema informacional e o tempo todo recebe informações do mundo interior e do exterior. A qualidade dos nossos pensamentos também é influenciada pelo ambiente, mas ele por si só não é determinante. Como num círculo vemos que o ambiente também é influenciado por nossos pensamentos.
Temos dentro de nós a capacidade de escolha, portanto não se deixe seduzir por pensamentos negativos, pessimistas e murmuração. Simplesmente ignore-os, mas não resista a eles, para que não se tornem ainda maiores; reconheça-os e deixe-os passar. Nesses momentos diga pra si mesma com veemência e autoconfiança: “Vai passar!”
Passo 2 – Alinhar o pensamento com sentimentos e emoções. Esse é o fio guia que dará consistência ao seu processo de mudança. Sempre que você pensar em algo positivo e um mal estar interno acontecer, isso significa que há falta de alinhamento entre o pensamento, sentimentos e emoções. Isso leva à autossabotagem. Contudo apenas ter pensamentos positivos não é suficiente, eles precisam estar alinhados com uma poderosa intenção que mobiliza internamente sentimentos e emoções favoráveis.
Essa é a chave mestra! Mudar a nós mesmas naquilo que não mais nos interessa e que não contribui para nossa evolução como ser humano é uma escolha interna à nossa disposição. Portanto escolha ser uma pessoa melhor, saudável, feliz, próspera, generosa, paciente, corajosa. Enfim, novos referenciais constroem uma nova estrutura cerebral. Para que isso aconteça a repetição de novos programas mentais é indispensável.
Possibilite que a neuroplasticidade opere construindo novos circuitos neurais que irão acelerar seu processo de autocura. Quando você se sentir desvalorizada pelos outros ou por si mesma, diga para si com veemência: “Isso tudo é uma bela mentira, eu sou grande, eu nasci para brilhar!” No entanto, se você quer ser reconhecida pelos demais, convença-se primeiro da sua grandeza. Ame e reverencie a si mesma, encante-se consigo mesma, se priorize. A mudança que você tanto espera começa de dentro para fora.
Passo 3 – Estar atenta, praticar o “estado de presença”. Fique alerta, esteja 100% presente, não dê tréguas aos pensamentos negativos, mas não resista a eles, para não vê-los crescer mais ainda. Essa é a regra principal. Esteja aberta a novas perspectivas, dê um basta nas mentiras sabotadoras que acostumou a falar para si mesma.
Se você quer transformar o mundo experimente primeiro transformar a si mesma. Sua realidade é criada por crenças e percepções, pensamentos e sentimentos. Transformando seus pensamentos e sentimentos haverá mudança em suas crenças, percepções e atitudes.
Se você pratica os mesmos pensamentos, sentimentos e ações todos os dias, você terá os mesmos resultados que se repetem na sua vida e que te aborrecem. Alterar essa sequência é interferir diretamente no hábito de ser quem você é.
O desafio está lançado! Fique em paz, tenha confiança e determinação para seguir a sua jornada. Quanto maior for o seu investimento e motivação mais rápido será para você atingir seu objetivo de transformação pessoal.
Caso você não consiga percorrer essa jornada sozinha procure ajuda profissional pois através da psicoterapia você amplia seu autoconhecimento, sua autoestima, sua assertividade, descobre suas potencialidades, aprende a reconhecer suas estruturas mentais disfuncionais e desenvolver estratégias de construção de novas estruturas cerebrais. Pode contar comigo, se desejar.
Compartilhe comigo suas impressões sobre o tema e sugira assuntos que você gostaria de ver aqui tratados.
Cristina Vasconcelos
Psicoterapeuta e Coach
Comments