top of page

O medo – sétima prisão da mente da mulher madura

Esse texto conclui o tema sobre as prisões da mente que são sete: culpa, dívidas, procrastinação, inveja, rancor, isolamento e medo.

Hoje abordarei a última prisão mental que é o medo – ele é tão significativo que mereceu um capítulo à parte.

De todas as prisões da mente a primeira a se libertar é o medo, porque ele pode te impedir de se livrar das outras prisões mentais.



Prisão #7: Medo

O medo existe para nos proteger e é um dos recursos mais poderosos da mente humana. Entretanto, ele pode aprisionar você quando bloqueia suas ações ou quando lança confusão nas suas decisões.

O medo do fracasso, do desconhecido, do futuro, de não ser suficientemente boa, de confundir o seu caminho ou de ser julgada, te paralisa.

Você pensa “E se acontecer isto… como vai ser?” “E se ele fizer aquilo?”, “E se este plano não funcionar?” A mente começa a usar a imaginação para criar cenários tenebrosos, muito vívidos e carregados de pessimismo e negatividade.

Aí está X da questão: o que se cria na mente começa a se manifestar na realidade. Então você começa a tomar decisões e ações, mais ou menos subconscientes, que irão te levar ao pior caminho.

O medo fruto da imaginação e das histórias que você conta a si mesma pode ser superado mudando essas histórias.

Quando você sentir medo, experimente esses 4 passos para desapegar-se do medo e da negatividade que vem com ele:

a) Agradeça ao medo, tomando consciência dele como se fosse uma pessoa diante de você; agradeça-lhe por estar ali para lhe proteger, mas você NÃO precisa dele agora; despeça-se dele.

b) Mude a perspectiva: quando você pensar “E se não funcionar?”, e começar a imaginar o futuro desastroso que poderá decorrer daí, substitua aquela pergunta por “E se funcionar?” e comece a visualizar o futuro brilhante que virá.

c) Depois afaste-o para o lado e foca sua atenção no trabalho, na ideia, no plano de ação para resolver sua vida.

Depois que você fizer isto algumas vezes a resposta mental começa a ser condicionada e ficará automática: sempre que vem o medo, ele é substituído por ação e visualização positiva do futuro.

A disciplina e o treino constante de vencer o medo é um requisito básico para o sucesso.

d) Não deixe que o medo determine suas escolhas / ações e você nunca se arrependerá de ter tomado uma decisão importante. Mesmo se você falhar, mesmo se você errar, mude seu olhar e sua perspectiva sobre isso. Cada passo que você dá, mesmo que esse passo seja um erro, é importante no seu crescimento pessoal, irá aproximá-la dos seus objetivos e lhe dará aprendizados e liberdade para tomar decisões corajosas.

É preciso se lançar e correr o risco de colocar um pé fora e depois outro. Se você acha que está fazendo o que é certo, corra esse risco. Você não precisa se jogar de repente, se não estiver pronta. Faça isso passo a passo, conforme suas possibilidades. À medida que o fizer, se sentirá muito mais segura e, acima de tudo, muito melhor com você mesma.

A incerteza diante do risco desempenha seu próprio papel e faz parte da vida. À medida que você se acostuma com essa incerteza e aprende a gerenciá-la, o medo dará lugar à curiosidade e ao desejo de seguir adiante e ir cada vez mais longe!

Ei, vou adorar saber sua experiência com a leitura e reflexão sobre essa sequência de textos das 7 prisões mentais.

 

Cristina Vasconcelos

Comentários


Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page