Mulher madura, conheça seu lado sombrio
Nossa personalidade é formada por uma parte positiva, que ilumina a vida e por uma parte negativa que alimenta o nosso lado sombrio. A sombra é tudo que acreditamos ser ruim em nós e que dificulta nossa existência. Geralmente negamos esse lado sombrio para não prejudicar nossa imagem do “eu perfeito”. Sem perceber, procuramos subterfúgios para não encará-lo.
Podemos ignorá-lo ou disfarçá-lo por algum tempo, mas, no fundo, ainda que inconscientemente, sabemos que ele existe para todos, algum dia ele emergirá e precisa ser aceito e trabalhado o quanto antes.
De fato, é muito perturbador para a mulher madura reconhecer que carrega consigo inferioridades, negativismo, medos, mágoas, ressentimentos, sapos engolidos que se acumularam, invejas, pensamentos e sentimentos ruins, maldade, raiva, egoísmo, preguiça, mesquinhez, apego exacerbado, avareza, perfeccionismo, desejo de vingança, etc. A lista é longa….
Na realidade não existe alguém totalmente santo ou totalmente mau. A personalidade é a soma dos dois lados caminhando em equilíbrio.
É preciso se conscientizar, reconhecer, explorar e conviver com a sombra, aceitá-la, entendê-la e lidar com ela, pois só assim se conquista a liberdade. Reconhecer e trabalhar a parte sombria da sua personalidade te possibilita se libertar do que não faz bem, ser menos limitada e perfeccionista, compreender melhor as pessoas e evoluir como ser humano.
Para algumas mulheres, o lado sombrio é pequeno e facilmente administrável; já para outras ele é grande e amedrontador. Ignorá-lo significa conviver consigo mesma sem se conhecer por completo, sem saber prever suas reações em momentos adversos, sem poder coordenar eficientemente suas ações e sem habilidade para fazer escolhas apropriadas.
Abraçar seu lado sombrio não é uma tarefa rápida, nem simples, nem superficial. É preciso estar disposta a se autoconhecer olhando efetiva e amorosamente para dentro de si. Não para julgamento ou punição, mas para se compreender e crescer.
Passos para reconhecer e abraçar seu lado sombrio:
Aceitar com naturalidade que você tem uma sombra, reconhecer que não é perfeita e que precisa, diariamente, se autodescobrir e se aperfeiçoar. As sombras sempre estão à espreita, em maior ou menor grau. Especialistas afirmam que o simples conhecimento da situação já possui efeito terapêutico considerável.
Desligue as vozes externas e ouça sua voz interior: aquiete-se, abaixe as armaduras, desarme as defesas, remova as máscaras, deixe-se ser, simplesmente. Ouça sua intuição feminina.
Olhe de frente esse seu lado escuro e desvende suas nuances. Examine e nomeie cada sentimento e emoção, cada atitude, cada detalhe, cada razão, cada efeito. Certos pensamentos negativos e medos sem fundamento te fazem sofrer, portanto procure se libertar deles.
Trabalhe para mudar a perspectiva sobre o que não te faz bem, buscando liberar aos poucos, os excessos de sua sombra. Isso se faz impondo limites, filtrando esses pensamentos ruins e lidando com eles da melhor forma possível. Se preciso for, busque ajuda familiar, psicológica ou até mesmo espiritual.
Para isso, há diversos recursos que podem te ajudar: leituras, palestras, retiros, cursos, um processo de autoconhecimento através da psicoterapia individual ou em grupo.
Isso logicamente exige um mergulho profundo em seu ser, que apenas você pode fazer por si mesma. Não tem como terceirizar. Requer coragem!
Coragem para reconhecer que talvez você não seja tudo aquilo que acha ser e/ou tudo o que os outros acham que você é.
Coragem para demolir algumas “verdades”.
Coragem para se sentir confortável com a dor que habita aí dentro de você.
Coragem para assumir suas fraquezas e imperfeições.
Coragem para iniciar um processo de mudança e não desistir.
Coragem para aceitar os tropeços que surgirão no caminho e o crescimento decorrente disto.
Enfim, coragem para passar a viver uma vida mais consciente, mais proveitosa e mais feliz.
Assumir seu lado sombrio além de permitir sua evolução, faz com que você seja menos limitada, mais livre e iluminada e que compreenda também, o lado sombrio dos outros.
A partir de agora é praticar e abraçar estas sombras pra que sirvam de degrau nesta grande escalada evolutiva que é a VIDA!!
Compartilhe este texto com suas amigas e permita que outras mulheres sejam alcançadas por essa palavra libertadora! As boas sementes devem ser espalhadas!
Abraço de inspiração e coragem!
Cristina Vasconcelos
Psicoterapeuta e Coach
Comments