Mulher madura, aplique 5 ações simples para melhorar seu autoconhecimento
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” Sócrates
A percepção de si mesma, seus medos, angústias, pontos fracos e potencialidades é fundamental para guiar suas decisões, planejar e realizar seus objetivos e sonhos, desenvolver suas competências e agir assertivamente. O autoconhecimento é vital para evoluir em todas as esferas possíveis, sendo uma das ferramentas para o sucesso profissional e pessoal. Ele pode lhe dar poder e recursos para você mesma fazer as mudanças que deseja e transformar sua realidade. A mulher madura que se conhece bem não se apavora em situações incomuns e sabe lidar com as adversidades.
Quando não temos este autoconhecimento, ficamos perdidas diante do trabalho, em família, nos relacionamentos, e nos tornamos inseguras e dependentes de conselhos e intervenções de outras pessoas.
Concluímos então que autoconhecimento é também independência e autonomia. Dê asas à sua liberdade, por meio do processo do autoconhecimento!
Assista rapidinho um vídeo sobre Benefícios do Autoconhecimento no meu canal no Youtube. E não se esqueça de curtir e se inscrever no canal pra ficar sabendo das novidades.
Tá, mas e aí? Como começar?
Antes de tudo crie seu Caderno do Autoconhecimento, para registrar acontecimentos, aprendizados e inspirações, sempre com uma reflexão do que esses fatos significam para você, lá no seu interior.
O autoconhecimento é um processo contínuo e não acontece do dia para a noite. O benefício mais importante de registrar tudo no caderno, é que você poderá voltar e reler sempre que quiser e avaliar todo o seu desenvolvimento.
Você pode escolher usar o seu caderno como um diário, escrevendo todos os dias, ou semanalmente, por exemplo, ou apenas quando sentir necessidade.
Aqui 5 ações simples que cabem no seu dia a dia e que vão te ajudar bastante:
I – Autoquestionamento – faça a si mesma, perguntas reflexivas:
* O que eu gosto/não gosto de fazer e me faz feliz/infeliz?
* Quais são meus objetivos pessoais e profissionais?
* Como e onde desejo estar daqui a 5, 10 ou 20 anos?
* Como as pessoas ao redor me definem?
* Quais são minhas maiores qualidades/habilidades/competências?
* Quais meus principais pontos a melhorar?
* Quais meus maiores desejos e sonhos?
* Quais são minhas maiores realizações?
* Quais são meus maiores arrependimentos?
* Que comportamento meu pode estar atrapalhando meu crescimento?
* Quais são meus valores de vida?
Tantas perguntas podem parecer um bombardeio em sua mente! Registre cada uma em seu caderno, lembrando que você não precisa trabalhar todas no mesmo dia, vá aos poucos, estabeleça etapas. Essas respostas abrem seus olhos, esclarecem dúvidas sobre si mesma e mostram como estes elementos influenciam, positiva/negativamente seus êxitos e fracassos.
II – Permita-se novas experiências: só sabemos se gostamos ou não de alguma coisa/pessoa/lugar/atividade quando vamos lá e experimentamos. Abra novas portas em sua vida que trarão crescimento e aprendizados sobre você mesma, sobre o mundo e sobre a forma como você se enxerga e se coloca no mundo.
III – Passe um tempo em sua companhia: encontre um hobby ou atividade para passar tempo consigo mesma, longe de outras vozes. Ao investir nisso, você ouve sua própria voz, entende suas emoções e sentimentos, e seus desejos florescerão com mais facilidade. Isso fará você aproveitar melhor os momentos com outras pessoas, encontrando equilíbrio entre experiências internas/externas.
IV – Adquira novos conhecimentos: pode ser através da leitura, da arte, das viagens, da internet, etc. Abra sua mente, pesquisando diversas possibilidades de explorar o mundo e a si mesma.
V – Invista em você: qualquer que seja o motivo que a leve a procurar uma psicoterapia, o/a profissional é capaz de fazer as perguntas certas nos momentos adequados, para você aprofundar seu autoconhecimento cada vez mais . Nessa jornada é possível você se libertar de medos do passado, traumas e entender a formação do seu caráter/valores/crenças. A jornada de autoconhecimento é contínua e necessita muita dedicação; o auxílio de um/a psicoterapeuta facilita e acelera esse caminho. Também o processo de Coaching acelera os resultados, através de perguntas poderosas e oferece a você a oportunidade de descobrir seus pontos fortes, os pontos a melhorar e definir claramente seus objetivos pessoais e profissionais.
É assim que o autoconhecimento se desenvolve: explora suas nuances de maneira profunda, para você compreender seu funcionamento interno, quais são seus recursos interiores que têm lhe ajudado a crescer e quais recursos você utiliza de maneira pouco assertiva e te atrapalham evolutivamente.
Siga essa sequência de ações, anote suas respostas e experiências no Caderno do Autoconhecimento e você terá um registro excelente sobre si mesma. Depois volte pra me contar como está sendo sua jornada de autoconhecimento.
Cristina Vasconcelos
Psicoterapeuta e Coach
Comments