top of page

Conhecer as semelhanças e diferenças entre Psicoterapia e Coaching é crucial para sua escolha


Se alguém lhe perguntasse “O que é o Coaching?”, você saberia responder com precisão?

Muitas pessoas não sabem ainda o que é o Coaching, expressam dúvidas e confusões a respeito do mesmo e isso traz frequentes comparações com a Psicoterapia.

A semelhança entre a Psicoterapia e o Coaching é que ambos usam técnicas para auxiliar a pessoa a conquistar melhor qualidade de vida, ser mais feliz e realizada e as sessões têm duração similar.

Mas existem detalhes claros que diferenciam bem uma área da outra, demonstram seus benefícios e que não são excludentes, mas complementares.

A Psicoterapia tem como objetivo tratar transtornos mentais, comportamentos desajustados, dores emocionais e fortalecer a pessoa para que se sinta estruturada e segura, assumindo suas qualidades e fragilidades e a partir daí viver com autoestima, autoconfiança, respeitando sua identidade. Aqui o resultado desejado é alcançar paz interior, redução/anulação do sofrimento, desenvolvimento pessoal, o que requer um trabalho profundo e bastante entendimento do comportamento humano. Seu foco é "terapêutico" e por isso o processo é mais longo, trabalhando inicialmente fatos do passado e do presente.

O Coaching trabalha com pessoas que estão funcionando bem, equilibradas emocionalmente e tem como objetivo sempre o alcance de metas e realizações específicas. O processo leva a pessoa a sair de onde está (ponto A) e chegar ao lugar desejado (ponto B).Exemplos de metas a alcançar: organizar um empreendimento, conquistar novo cargo, organização financeira pra casar/adquirir imóvel/viajar, emagrecimento, aumentar a produtividade, organização para estudar pra concurso/enem, planejamento estratégico de carreira, gerenciar o stress, preparação para adoção de filhos, etc. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras num curto espaço de tempo de forma satisfatória e permanente.

Durante o processo há descoberta e reforço de habilidades e competências, melhoria da autoestima, aumento da performance e desenvolvimento profissional, pessoal, familiar, relacionamentos, etc. Tem foco no presente e no futuro e não tem objetivo terapêutico, não é tratamento de questões emocionais. Por ser mais focado, o processo é rápido, com tempo pré estabelecido entre cliente (coachee) e profissional (coach), com duração média de10-12 sessões. O primeiro passo é um levantamento da sua história de vida, do momento presente e te ajudar a ter clareza do objetivo a alcançar.

O coach é o profissional que conduz o processo. Ele impulsiona a pessoa a seguir e alcançar o objetivo, através de vários recursos/técnicas e conhecimento de diversas áreas como administração, gestão de pessoas, psicologia, planejamento estratégico, PNL (programação neurolinguística), neurossemantica e outras.

No repertório do Coaching existem muitos recursos semelhantes aos da psicologia, como técnicas da Psicologia Positiva e da terapia cognitivo comportamental.

Principais seguimentos (nichos) do Coaching

  • Coaching Life (Coaching de vida),

  • Personal Coaching (Coaching pessoal) e

  • Executive and Business Coaching (Coaching Empresarial e profissional)

Atualmente o mercado tem se reinventado e ampliado sua forma de atuação e novos campos se abrem.

Mas você deve se perguntar: a mesma pessoa pode passar pelos dois processos?

É claro que sim, pois os objetivos dos dois são diferentes! Em certos casos é preciso passar por psicoterapia antes de passar pelo Coaching.

A psicoterapia pode tratar e reestruturar num primeiro momento onde se faz necessário "preparar o terreno" para que o Coaching aconteça. Isso porque alguns problemas emocionais (traumas, ansiedade, fobias, depressão) podem interferir negativamente no processo, tendo que ser trabalhados previamente para só depois permitir o fluir do Coaching.

Esclarecendo...

Ainda não há regulamentação do Coaching como profissão. No mercado existem inúmeros cursos livres de formação em Coaching para profissionais diversos que se interessam pelo serviço.

Há vantagens quando o coach também é psicólogo porque não é todo mundo que pode passar pelo processo de Coaching. A pessoa pode estar com algum sofrimento emocional e precisar atendimento psicológico que o coach (não psicólogo) não pode dar, pois não conhece as psicopatologias, teorias da personalidade, do desenvolvimento humano e comportamento; aí fica difícil diagnosticar por que o cliente não progride nas sessões. Um coach que é psicólogo está capacitado para fazer este diagnóstico e dar o encaminhamento necessário.

Se você tem interesse em passar por um processo de Coaching procure ajuda profissional. Ao longo da vida chegamos a um ponto de acomodação, ficamos na zona de conforto, acostumados à rotina e pensamos que não avançaremos mais. Então o coach vai te dar uma chacoalhada, te impulsionar a sair desse lugar e querer mais. Ou você acha que não merece mais na vida?

Em 2015 eu própria passei pelo processo de Coaching com o objetivo de organizar melhor minha carreira. A criação desse blog, minha inserção profissional nas redes sociais, canal no Youtube, etc. é fruto do alcance dos objetivos impulsionados durante o procedimento. O processo de Coaching pelo qual passei foi tão significativo na minha vida e trouxe tantas mudanças positivas, que me despertou o desejo de estudar mais a respeito e também me especializar na área, afinal, é um processo que caminha muito bem com a Psicologia!

Em 2016 fiz um investimento maravilhoso numa formação em Coaching Psychology (Psicologia do Coaching) da Academia dos Psicólogos que é exclusiva para Psicólogos, que de cara me conquistou e me trouxe novos conhecimentos e desenvolvimento profissional! Desde então, tenho atuado também como coach.

Se você quiser saber mais sobre como o Coaching pode te ajudar, entre em contato comigo! Eu quero e posso te ajudar!


Cristina Vasconcelos

Psicoterapeuta e Coach

Comments


Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page