A lição do bambu chinês
Desde a primeira vez que me deparei com a história do bambu chinês, imediatamente a associei ao processo de desenvolvimento pessoal.
Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos; você continua regando e cuidando, mas nada acontece acima da terra. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raízes, que se estendem vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês emerge acima da terra e cresce até atingir a altura de 25 metros.
Durante aqueles 5 longos anos de espera em que você regava a terra e cuidava da semente, aparentemente nada acontecia, mas embaixo da terra o bambu se fortalecia e as raízes cresciam para ser o suporte e a sustentação de tudo que o bambu se tornou depois.
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu dia de brotar chegará e com ele virão mudanças que você jamais esperava.
Imagino que você tem se esforçado muito para alguma transformação em sua vida neste momento ou em algum outro momento anterior. Muitas vezes os outros olham pra você e dizem:
“Nossa, mas você acha que mudou???”
“Ah, isso é o resultado de sua mudança??? Imagino como era antes...”
E é exatamente assim, porque as pessoas não sabem e nem imaginam como era antes, elas não sabem de onde você veio e que jornada você fez pra chegar até aqui.
Se você hoje percebe seu próprio esforço, que para muitos é invisível, lembre-se da história do bambu, lembre-se que embaixo da terra, mesmo não sendo visível para outras pessoas, as suas transformações internas se fortalecem primeiro silenciosamente e é preciso que você não desista.
Permaneça cuidando da semente e regando a terra, pois no futuro será um lindo bambu com até 25 metros de altura.
Não se distraia, não desista do seu esforço, porque mesmo que o outro não perceba, é a partir desse fortalecimento interno que suas mudanças vão brotar e acontecer. As mudanças duradouras e sustentáveis ocorrem de dentro para fora.
O trabalho que faço em psicoterapia e coaching é como cuidar do jardim da cliente, é ajudar a mulher a regar a semente de seu bambu, não desistir. É saber e confiar que, quando se está presente, quando se investe energia, tempo, auto-observação e quando se abre mão de algo, quando se renuncia e solta antigos hábitos para que novos hábitos possam florescer, suas transformações acontecerão no devido tempo.
Tenho visto, ao longo dos anos de exercício profissional, muitas pessoas sendo transformadas. Tenho sido testemunha dos processos de fortalecimento interno das clientes e do crescimento e desenvolvimento de vários bambus. Isso me toca muito, fico comovida e honrada de participar dessas transformações silenciosas.
Parece que hoje ainda há pessoas que não querem esperar o tempo do bambu crescer, querem resultados imediatos. Mas isto não é possível!
Não é possível que o bambu nasça pronto, não é possível que um bom relacionamento nasça pronto. Para ter uma boa postura profissional, para um casamento bom, verdadeiro e sólido, para uma vida com sentido e para tudo de bom que você quer que aconteça, é preciso regar a semente do bambu, mesmo quando você não vê nada acontecendo acima da terra. A mudança é um processo. Não fuja dos seus processos!
Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para se agarrar ao chão.
Se precisar ajuda, tome a melhor decisão da sua vida: inicie agora um processo de psicoterapia e transforme-se na melhor versão de si mesma!
Então me conta, que lição você tira dessa história do bambu? Fique à vontade para compartilhar comigo suas experiências pois leio com atenção e carinho cada feedback e na medida do possível respondo a todos.
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta
Comments