top of page

Você zela pela sua AUTOESTIMA???


Olá queridos resgatadores da autoestima!

Aqui quem escreve é Cristina Vasconcelos, psicoterapeuta e coach, há mais de 30 anos ajudando as pessoas a encontrar sentido para suas vidas, crescimento psicológico e prevenção de doenças emocionais.

Parei hoje para falar pra vocês a respeito da importância da autoestima.

A autoestima não é algo simples de definir e de se conquistar; ela é uma construção ao longo da vida. Inicia-se na primeira infância, em interação com as figuras progenitoras, com outros adultos cuidadores e com aquelas pessoas que exerceram papéis significativos em nosso processo de crescimento e desenvolvimento. Também as instituições das quais fizemos parte durante a infância têm forte influência na construção da nossa autoestima. A primeira infância é a fase mais importante porque é formadora e estruturante da personalidade. Assim, a autoestima é o somatório de nossas experiências e das percepções destas experiências.

Contudo, com o passar dos anos a nossa autoestima poderá sofrer abalos e precisará ser ressignificada em seus vários aspectos, tais como: autoaceitação, autoconceito, autoimagem, autoconfiança, autoconhecimento, autorrespeito, autorresponsabilidade, etc. Em todo o tempo é necessário aprimorar a capacidade de nos amarmos, de nutrir segurança e admiração por nós mesmos pelo que somos, pelas nossas qualidades, pelas nossas potencialidades, de valorizarmos os pontos fortes e trabalharmos os pontos fracos e principalmente nossa capacidade de enfrentar as dificuldades afetivo-emocionais, tendo conhecimento das nossas qualidades e defeitos e assim, gerando fortalecimento e crescimento pessoal.

A autoestima é fundamental para todas as áreas da nossa vida. Ela influencia diretamente tudo aquilo que nós somos e que fazemos. Ela influencia nossos relacionamentos amorosos, nossas relações familiares, o nosso trabalho, enfim, ela influencia a maneira como nós vemos o cotidiano ao nosso redor e também vai influenciar logicamente a maneira como nós desempenhamos nossos papeis na sociedade.

A autoestima é a chave do nosso sucesso ou do nosso fracasso.

Eu não consigo pensar num transtorno psicológico que não esteja associado a uma baixa autoestima, com exceção dos transtornos psicológicos que têm algum problema biológico envolvido; esses não, mas os demais transtornos psicológicos todos estão envolvidos com uma baixa autoestima.

Vejamos alguns exemplos: ansiedade, depressão, uso e abuso de álcool e drogas, a violência, a incompetência nos estudos ou no trabalho, as disfunções sexuais, o suicídio, crimes violentos, etc.

A lista é grande… todos os transtornos que eu citei portanto estão relacionados a uma baixa autoestima.

Saiba mais sobre este assunto assistindo o vídeo aqui.

Portanto é muito importante nós cuidarmos bem da nossa autoestima, procurarmos mantê-la em alta, procurar manter uma autoestima positiva, porque uma boa autoestima é que vai nos proporcionar uma vida harmoniosa, de realizações e de felicidade.

Eu espero que você esteja cuidando muito bem da sua autoestima!

Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach

Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page