Por que ir a(o) psicóloga(o)???
Como saber se o que eu sinto são apenas sensações passageiras de cansaço, tristeza, ira ou se elas ocultam algo mais grave??? Saiba quando deve procurar ajuda especializada para evitar o agravamento da sua saúde mental.
Achamos muito natural uma pessoa que tem dor de dente procurar o dentista; achamos muito lógico alguém que tem um mal físico procurar o médico; apoiamos quando alguém quer emagrecer, melhorar o condicionamento físico e procura o personal trainer; não achamos nada extraordinário quando um aluno não vai bem na aprendizagem e procura um professor particular... Mas por que será que ainda é tão difícil procurar um(a) psicoterapeuta quando se está sofrendo com problemas psicológicos de natureza individual ou relacional?
Corre no senso comum o antigo preconceito de que fazer psicoterapia é para loucos, associado à idéia de ser um tratamento caro e muito demorado, etc. Muitos até pensam em buscar ajuda, mas por vergonha ou desinformação, acabam desistindo. Tal qual o médico trata do problema físico, o psicoterapeuta trata dos problemas psicológicos. As dores emocionais muitas vezes provocam no corpo sintomas os mais variados.
Dor emocional? O que é isto?
São as dores da alma provocadas pela ansiedade, angústia, medo, obsessões, comportamentos indesejáveis repetitivos, fobias, pânico, depressão, raiva, mágoa, ressentimento, insônia, disfunções sexuais, problemas de relacionamento e tantos outros distúrbios, com intensidades variáveis. Tais distúrbios dificultam ou bloqueiam o desenvolvimento emocional, gerando sofrimento, tristeza, infelicidade e sentimento de inadequação.
Portanto, se tal sofrimento não passa, se a pessoa não consegue lidar equilibradamente com seus pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos, se ela própria estranha a intensidade de suas reações e não as compreende, deve-se admitir que há razões inconscientes para tudo isto, que precisam ser elaboradas, tratadas.
Nestes casos, somente com ajuda profissional o indivíduo poderá superar estes infortúnios. A psicoterapia vai promover o equilíbrio entre suas emoções, pensamentos, sentimentos e comportamentos, para favorecer atitudes que gerem amadurecimento, segurança e bem-estar.
Há ainda outros quadros acentuadamente patológicos em que a pessoa pode estar envolvida em pensamentos delirantes, em alucinações, angústia intensa ou outras formas de sofrimento, que podem representar perigo para ela mesma, para terceiros ou para bens patrimoniais. Quando a família ou amigos perceberem estes quadros, a procura pelo profissional deve ser o mais rápido possível.
Deve-se procurar um(a) profissional graduado em psicologia, capacitado, competente, com experiência clínica comprovada, de preferência com recomendação de alguém e que seja também um profissional que tenha alguma afinidade conosco. É importante saber quem ele(a) é [como pessoa], o que sabe fazer [como profissional] e quais os seus resultados com outras pessoas com problema semelhante ao seu.
Ninguém deve ter receio ou constrangimento em visitar alguns profissionais e esclarecer todas as suas dúvidas, antes de se decidir por um deles. É a ocasião em que você se dá uma oportunidade de cuidar de si, de olhar de frente para seus conflitos e dores emocionais causadores de infelicidade, sofrimento e desconforto, para se autoconhecer e aprender sua melhor forma de lidar com eles, se fortalecer, desenvolver seus potenciais e amadurecer.
A vida é muito curta e temos pressa em ser felizes. Ninguém merece adiar seu ajustamento e felicidade por causa de problemas emocionais. Não há tempo a perder, tome uma atitude em seu favor. Procurar ajuda psicológica é um ato de coragem!
Um abraço afetuoso,
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach